Falando sobre as eleiçõesNotícias

No Meetcom, especialista explica influências do marketing nas eleições

Beto César explica sobre bastidores e inovações do marketing político e dilemas na rotina profissional devido à ganância pelo poder dos candidatos

Por: Vicente Troiano

A programação da manhã do Meetcom desta quinta-feira (16) se encerrou com uma palestra sobre Marketing Político, apresentada pelo sócio da empresa Oak de Marking, Beto César. O marqueteiro apresentou os processos que envolvem uma campanha eleitoral, a ânsia de poder por parte dos políticos e como lidar com as ameaças de corrupção que rodam a área.

Beto explicou como essas fórmulas políticas envolvem persuasão de pessoas para conseguir seus votos, incluindo métodos como difamação de candidatos/adversários, divulgação de fake news e até o uso de BOTS, que são programas de computador que se passam por pessoas reais, buscando assim contato em massa com o eleitorado via redes sociais.

A presença da corrupção no meio também foi discutida pelo marqueteiro. “O marketing tem uma ligação muito grande com a corrupção”, explicou ao mesmo tempo em que ressaltou a importância que a nova geração de estudantes de Publicidade e Propaganda tem para alterar o cenário.

Beto ainda disse como alguns grandes marqueteiros do país, como Paulo Vasconcelos, responsável pela campanha eleitoral de Aécio Neves, em 2014, e João Santana, responsável pelo marketing de Lula e Dilma nos últimos pleitos, acabaram se envolvendo em esquemas de corrupção.

Durante a palestra foram analisadas algumas candidaturas presidenciais, como as de Barack Obama, nos Estados Unidos, e Emmanuel Macron, na França, e como a tentativa de humanizar os candidatos é uma forma mais moderna de marketing que traz mais proximidade ao eleitorado. As campanhas também contavam com uma estética mais trabalhada que as campanhas mais clássicas.

Filmes e séries atuais como House of Cards e Mad Man foram apresentados para que os estudantes tivessem alguns exemplos do que acontece nos bastidores do marketing em forma de entretenimento.

O preço médio do marketing de uma candidatura para deputado estadual gira em torno de R$ 200 mil e, dependendo do cargo pleiteado, pode chegar a até R$ 5 milhões.

Meetcom

O tema do Meetcom é Comunicação Política e faz parte de um projeto interdisciplinar de integração voltado à cobertura das eleições 2018 pelo curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Confira a programação completa.

 

Acompanhe nosso Twitter: @EleicoesUP

Fotos tiradas pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda Natasha Atab, Leonardo Ligeski, Maryane Vitória e Fellipe Dantas.*