Cida BorghettiFalando sobre as eleiçõesNotíciasPropaganda eleitoral

Checagem propaganda eleitoral – Cida Borghetti

Transcrição da propaganda eleitoral do dia 31 de agosto checada
“Uma coisa eu aprendi na vida: quando a gente tem fé, quando a gente acredita realmente em algo, a gente vai ter força e firmeza para realizar. Eu acredito que Deus me deu essa causa: lutar pelo Estado e pela gente que eu amo. ‘Sigo firme, sigo forte, porque sei cuidar, e sei governar.’”
[Entra senhor falando] “Vamos lá Cida, firme e forte”
[Locutora] Começa agora a campanha Cida Governadora. Brasil, 2018. Enquanto a maior parte dos estados brasileiros sofria para pagar salários, o Paraná escrevia uma outra história. Graças à coragem de ter feito um ajuste fiscal com sucesso nos últimos anos, o Paraná arrumou suas contas (Verdadeiro, de acordo com dados do Instituição Fiscal Independente do Senado, divulgados em abriu de 2018, o Paraná lidera o número de investimentos no país. O Estado cresceu em investimentos 16,1% entre 2014 e 2017). Com uma política séria de incentivos fiscais, o governo ajudou a atrair empresas e multiplicar investimentos, em todos os cantos do Estado. Resultado, na contramão do país, o Paraná cresce, gera empregos (Verdadeiro) , ao ponto de ser considerado um dos três estados brasileiros mais eficientes (Verdadeiro, segundo o Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), o Paraná é o terceiro Estado mais eficiente. O ranking avalia as áreas de saúde, educação, seguranças e infraestrutura).
“Deputada estadual que fui, deputada federal, vice-governadora, governadora. Eu tenho buscado conversar com pessoas como vocês, que fazem a diferença no nosso Estado.”
[Locutora] Abril, 2018. Cida Borghetti assume o governo do Estado, trabalhando dia e noite, sábado e domingo. Mostra o jeito Cida de cuidar e governar. Já como governadora, Cida cria a divisão de combate à corrupção, e determina tolerância zero (Verdadeiro).
“Eu não aceitarei. Ou pede demissão ou será demitido.”
[Locutora] Cida comunica às concessionárias de pedágio o fim dos contratos (Exagerado, os contratos vão até 2021, o Ministério do Transporte apenas anunciou que não haveria renovação. Sendo que a Justiça Eleitoral lançou uma liminar impedindo que Cida use essa informação na sua propaganda eleitoral, considerando o que a candidata fez como propaganda irregular). E aponta para um novo caminho: discutir com a sociedade um novo modelo, com mais obras e tarifa mais justa.
“Eu só peço para senhora uma coisinha: inove no governo do Paraná.” (Junior)
“Pode contar comigo, Junior. Eu tenho orgulho de morar, de viver nesse Estado. Se o Paraná está hoje no cenário nacional como um dos três estados mais competitivos, porque vocês fazem a diferença.”
[Locutora] Um novo jeito de governar, de dialogar, de resolver problemas.
“Nós já fizemos muito, mas eu não estou satisfeita. Não é o bastante. Temos muito, mas muito mesmo, para avançar. E não podemos vacilar. O Paraná é muito grande para ficar na mão de qualquer um. Não basta querer, tem que saber cuidar, saber fazer e saber governar. Se tiver isso, e gente como vocês, ninguém segura esse Estado.”
[Locutor] Cida, é 11.

A Sábia
A Sábia é um núcleo de fact-checking, que faz checagem de falas e notícias relacionadas aos candidatos ao Governo do Estado. Durante os debates e propagandas eleitorais o núcleo se propõe a fazer checagem em tempo real, verificando os dados ditos por cada um. Para isso, A Sábia conta com uma equipe de alunos e professores dividida em áreas, que compara as informações ditas com dados de portais oficiais. Após a comparação, as informações são classificadas entre os selos. O núcleo é desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Além, do site Eleições 2018 – Rede Teia, A Sábia está presente no Twitter com o usuário @EleicoesUP.

Foto: Roger Pereira