Falando sobre as eleiçõesNotícias

Debate dá início a núcleo de checagem do curso de Jornalismo da UP

Primeiro núcleo de fact-checking universitário do Brasil a fazer checagem em tempo real, projeto A Sábia iniciou atividades durante o debate na Band TV

Por: Lucas Vasconcelos

Aconteceu nesta quinta-feira (16)  o primeiro debate televiso entre os candidatos a governador do Paraná, na TV Band. Entre os candidatos estavam Cida Borghetti (PP), Doutor Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Professor Piva (PSol), Ratinho Jr. (PSD) e Ogier Buchi (PSL). A Sábia, núcleo de fact-checking do curso de jornalismo da Universidade Positivo fez uma checagem em tempo real do debate pela sua conta no Twitter @EleicoesUP. Para isso, as notícias foram analisadas a partir de dados oficiais e classificadas entre as etiquetas do núcleo (clique aqui para saber mais sobre elas).

Fact-checking

Fact-checking é uma checagem de notícias, falas, relatos e depoimentos a partir de dados, registros, pesquisas e fontes oficiais. Ela é feita através do cruzamento de informações. Em um mundo no qual boatos se tornam cada vez mais comuns por meio da internet, o jornalismo busca nesse processo uma solução para trazer ao seu leitor aquilo que mais se aproxima da verdade. Em tempo de eleições, a necessidade do fact-checking é imprescindível, pois através dele as pessoas podem ter conhecimento se o conteúdo das propagandas políticas ou as informações dadas nos debates são verdadeiras ou não. Após a checagem, as informações são classificadas em selos pré-determinados, que irão dizer se a notícia é verdadeira, falsa ou algo entre isso. A Sábia surgiu da ideia de cobertura e checagem em tempo real dos debates envolvendo os candidatos ao governo do Paraná.

O processo

Para definir se uma notícia é falsa ou não, ela deve passar por etapas. A Sábia conta com uma equipe de professores e alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo. Para a cobertura do debate desta quinta-feira (16), houve uma criação prévia de um banco de dados para facilitar assim o caminho até as informações. Esse banco de dados foi dividido em categorias, entre algumas delas saúde, segurança pública, educação e infraestrutura. Durante o debate, havia pessoas responsáveis apenas em transcrever tudo que era dito e outras separando o que poderia ser ou não checado. Depois, essas informações eram cruzadas com os dados existentes na planilha, se não tivesse nada sobre aquilo nessa base, os estudantes buscavam informações adicionais. Além disso, havia uma equipe de alunos na Band, que entrava em contato com os assessores dos candidatos para debater sobre as informações. Todos os dados usados são dados oficiais, como diárias oficiais, índices, pesquisas e levantamentos dos órgãos do governo. Após esse cruzamento, o resultado era checado mais uma vez pelos professores, classificado de acordo com as etiquetas, para assim serem publicados no Twitter.

Resultados

Confira aqui alguns do resultados da checagem do debate que foram publicados no Twitter:

Os dados estão corretos, mas foram usados na afirmação para produzir uma interpretação falsa da realidade.
A afirmação é verdadeira segundo a análise das informações.
A afirmação é verdadeira segundo a análise das informações.
A afirmação é verdadeira segundo a análise das informações.
A informação está correta, mas o leitor precisa entender o contexto.
A informação está correta, mas houve exagero do autor.
A informação está correta, mas o leitor precisa entender o contexto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Sábia

A Sábia é um núcleo de fact-checking, que faz checagem de falas e notícias relacionadas aos candidatos ao Governo do Estado. Durante os debates, o núcleo se propõe a fazer checagem em tempo real, verificando os dados ditos por cada um. Para isso, A Sábia conta com uma equipe de alunos e professores dividida em áreas, que compara as informações ditas com dados de portais oficiais. Após a comparação, as informações são classificadas em sete selos, representados por sete animais. O núcleo é desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Além, do site Eleições 2018 – Rede Teia, A Sábia está presente no Twitter com o usuário @EleicoesUP.