Falando sobre as eleiçõesNotícias

Em palestra, jornalista político explica como lidar com críticas de parlamentares

Durante o Meetcom, João Guilherme Frey explicou sobre a importância para lidar com pressões políticas após denúncias

Por: Jenifer Ribeiro

O segundo dia do Meetcom (16) teve a primeira palestra sobre jornalismo político com o colunista da Gazeta do Povo João Guilherme Frey. A partir de algumas de suas reportagens e histórias, Frey deu dicas de como não ter problemas jurídicos com reportagens políticas. Segundo ele, o segredo é fazer bom jornalismo: apurar da melhor forma possível, utilizar dados e documentos oficiais, representar a realidade de forma fácil e entender que ouvir todos os lados vai além do protocolo.

Na palestra, o colunista argumentou sobre a relevância de a imprensa não ser declaratória, porque dessa forma o jornalista não é manipulado. Segundo Frey, outro fato importante é que quando os jornalistas procuram e sabem o que acontece antes de acontecer, a informação tem mais embasamento. Na área política, o Diário Oficial e a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) são formas de apurações prévias.

A Lei de Acesso à Informação prevê que todas as pessoas tenham direitos a informações públicas. Para o jornalista, no entanto, o Estado não sabe como proceder em relação à lei e quais informações devem ou não ser divulgadas para as pessoas. Além disso, os profissionais da área devem utilizar a lei para ter uma apuração pautada em dados oficiais.

Frey afirmou que gostaria de ter aprendido pelo menos duas regras na universidade sobre jornalismo político: saber ler o texto como se ele fosse o alvo das denúncias. “Isso faz com que o profissional tenha a obrigação de apurar corretamente todos fatos que estão na matéria”, explica. Depois, entender que, quanto mais fácil a pauta for, mais provável é a chance de cometer um erro.

Meetcom

O tema do Meetcom é Comunicação Política e faz parte de um projeto interdisciplinar de integração voltado à cobertura das eleições 2018 pelo curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Confira a programação completa.

 

Acompanhe nosso Twitter: @EleicoesUP

Fotos tiradas pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda Natasha Atab, Leonardo Ligeski, Maryane Vitória e Fellipe Dantas.*