Eleições 2018Falando sobre as eleiçõesNotícias

Glória a Deux, a pauta dos santinhos caiu

Atípica – para um dia de votação. Assim começou a manhã deste domingo (7), quase sem santinhos espalhados pelas ruas de Curitiba. A situação surpreende o eleitor curitibano e diferencia esta das demais eleições. Bairros como Bom Retiro, Ahú, Boa Vista, Bigorrilho e Campo Comprido seguem limpos e organizados, diferentemente de outros municípios como Almirante Tamandaré, em que os papéis com fotos e números de candidatos marcam os locais de votação.

A chuva durante a madrugada pode ter contribuído para a limpeza. De acordo com o metereologista Paulo Barbieri, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), além das baixas temperaturas registradas na madrugada, as precipitações ficaram concentradas nas regiões do Sul e Leste do estado, sendo Curitiba a região mais afetada, marcando 18 milímetros até as 8 horas da manhã. Para Barbieri, a quantidade pode ser considerada significativa no intervalo.  Ainda segundo o Simepar, mais chuva é esperada para a tarde, com temperaturas amenas; mínima de 10°C e máxima de 18°C.

Se, mesmo com o tempo úmido, o eleitor se deparar com alguém espalhando santinhos pela cidade, a recomendação é relatar o crime. De acordo com o advogado Eduardo Faria, o eleitor deve entrar em contato com a Polícia Militar ou algum representante da Justiça Eleitoral. De acordo com a Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997, espalhar santinhos e fazer qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, no dia da eleição, é crime.

Caroline Rissio