Falando sobre as eleiçõesJorge BernardiNotícias

Jorge Bernardi abre sabatinas no Meetcom

Candidato da Rede Sustentabilidade aborda temas como a política de fiscalização dos pedágios e concessionárias, a reforma do Paraná Previdência e o respeito a ética humana

Por: Matheus Gripp

Começou nesta quarta-feira (15) mais uma edição do Meetcom, evento organizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, com apoio neste ano do curso de Direito e dos centros acadêmicos de Jornalismo e Direito. Até a próxima sexta-feira (17), os postulantes ao cargo de governador participarão de uma série de sabatinas, além de palestras, oficinas e workshops. O ex-vereador Jorge Bernardi, que concorre ao governo do Paraná pela Rede Sustentabilidade, foi o primeiro entrevistado.

Em frente a um grande público, que lotou o auditório do bloco vermelho, Bernardi não se furtou a responder nenhum questionamento. Temas como educação, segurança pública e meio ambiente estiveram em pauta através de perguntas feitas por representantes dos cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade, além de questões previamente gravadas em vídeo e exibidas no momento da conversa.

Confira a sabatina completa.

O candidato adotou um tom mais conciliador ao falar do momento político vivido no país de forma geral e das polarizações em campos ideológicos. Ao relembrar o nazismo alemão na Segunda Guerra Mundial, o candidato fez um alerta e buscou explicar as diretrizes que seu partido pretende adotar em âmbito nacional e estadual.

“Numa democracia, nós devemos respeitar toda e qualquer opinião, seja ela de acordo ou em contraposição ao nosso próprio pensamento. O que nós não podemos é aceitar que essas opiniões venham a ferir a condição humana. A Rede defende que a ética humana e planetária sejam respeitadas, para que tenhamos uma sociedade melhor e mais harmônica”, afirmou.

No plano de governo, entregue ao mediador da mesa, o estudante de Jornalismo Rodrigo Botura, Bernardi e a Rede defendem 18 eixos fundamentais para a reorganização do estado, desde áreas como ciência e tecnologia até questões relacionadas ao esporte.

Jorge Bernardi

Além de exaltar os próprios feitos durante as três décadas atuando na Câmara Municipal de Curitiba, o candidato da Rede não poupou críticas à gestão Beto Richa/Cida Borghetti. Ele contestou a política de fiscalização dos pedágios e concessionárias, criticou a reforma do Paraná Previdência, além de defender uma nova política de preservação ambiental no Paraná.

Nos três últimos minutos de fala, reservados para as considerações finais, Bernardi abordou a necessidade de resgate da identidade dos paranaenses. Para isso, citou o fim da Guerra do Contestado e o surgimento do Movimento Paranista que, segundo ele, nasceu, ainda no século XIX, com o propósito de trazer progresso ao estado do Paraná, ao mesmo tempo em que combatia as oligarquias instaladas no poder local. Com o manifesto do Movimento Paranista em mãos, terminou a fala reafirmando o desejo de lutar pela unidade dos paranaenses, independentemente de posições políticas.

Plano de governo

Confira o plano de governo apresentado pelo candidato.

18 EIXOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PARANÁ

Meetcom

O Meetcom 2018 tem como tema Comunicação Política, e faz parte de um projeto de integração interdisciplinar voltado à cobertura das eleições 2018 pelo curso de Jornalismo. Confira a programação completa.