DebatesFalando sobre as eleiçõesNotícias

Nas entrelinhas: veja o que aconteceu nos bastidores no debate da Band ao governo do Paraná

Quem são? Onde vivem? Como trabalham? O que perguntam? Conheça, de um modo inusitado, a correria dos jornalistas no debate entre os candidatos a governo do estado

Por: Hellen Barbosa e Maria Claudia Batista

Você já parou para pensar o que acontece com quem está atrás das câmeras e em todo o processo que precisa ser feito para você ver os candidatos na tela da sua TV? Bom, para quem vê isso de perto é surpreendente. Jornalistas independentes e de vários meios de comunicação, homens e mulheres, de salto alto a tênis, cada um do seu jeito buscando informação – ainda que para isso, eles tenham que ficar espremidos na grade como adolescentes tentando alcançar ao ídolo no palco. Nesse caso, o ídolo não é o candidato que fala no microfone e tem seu rosto iluminado com os incontáveis flashes disparados sem sincronia, mas sim a informação que aquela imagem mostra, e as falas que merecem eternos minutos segurando o gravador – nessa hora, ter o poder da Mulher Elástico ajudaria muito.

Sabe quando você está passando café na sua casa, vai adoçá-lo, derruba o açúcar no chão e quando percebe tem um monte de formiga em volta? Parece que uma chama a outra, não é mesmo? Assim é o jornalista correndo atrás da notícia: se um vai atrás, todos os outros correm para pegar um pouco.

Ogier Buchi no debate da Band TV. Foto: Hellen Barbosa/RedeTeia.com

Mas, imprevistos acontecem. O primeiro candidato a chegar nos estúdios da Band TV foi Ogier Buchi (PSL). Quando perceberam que era o candidato que estava se aproximando, todas as formigas foram com sede ao pote. Por possuir problemas com sua candidatura, Ogier passou batido pelos jornalistas que esperavam pela primeira entrevista da noite.

A justificativa foi que o candidato precisava ter uma reunião com a produção do debate, já que sua participação estava comprometida. O que aconteceu foi o seguinte: estava tudo certo com o registro da candidatura, mas em cima da hora, por decisão do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). A sigla optou por apoiar Ratinho Junior (PSD).

Com isso, o PSL não registrou a candidatura de Ogier no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por causa disso, o candidato decidiu se registrar por conta própria. Como o partido não reconhecia Ogier como candidato a governador, a produção da Band TV precisou investigar se era legalmente correto que o candidato participasse do debate. Somente após uma declaração emitida pelo TSE sobre a legalidade da candidatura, Ogier foi liberado a participar do debate e voltou ao pátio dos estúdios da Band para dar entrevista aos jornalistas que o aguardavam.

E a história das formiguinhas viciadas em doce continua! Quando a candidata Cida Borghetti (PP) chegou foi uma correria.

– Olha, a Cida está chegando a pé!
– A pé? Como assim?

Pessoas que chegaram junto com Cida Borghetti para o debate. Foto: Hellen Barbosa

Sim! A candidata foi a única a chegar aos estúdios da Band a pé, seguida por um grande grupo de apoiadores que estavam esperando por ela. Eles gritavam “Oh oooh oh oh oh oooh Cida! Cida!” como uma grande torcida momentos antes de o time entrar em campo. Eles seguravam bandeiras com o nome da candidata, além de cartazes e sinalizadores vermelhos. A fumaça branca subia e se misturava com a garoa que caia sob o céu azul escuro, na rua Santa Cecíllia, 802. Em entrevista, a candidata disse que é muito emocionante receber todo esse carinho dos apoiadores.

Nesse momento, as formiguinhas correram com suas câmeras, microfones, celulares e gravadores. O açúcar precisava ser noticiado. E a chuva? Indo contra o ditado popular, o açúcar não derreteu com a água.

Cida Borghetti chegando para o debate na Band TV. Foto: Hellen Barbosa

Uma pausa para dúvida: O que é “Alau”?
O senador Roberto Requião (PMDB) chegou aos estúdios da Band e passou direto pela imprensa, como de costume. Jornalistas com os microfones estendidos chamavam, mas não eram atendidos. De repente, o senador se vira para as câmeras, acena e, em um momento quase épico, diz: “Alau”. Se você entendeu, por favor, nos explique porque nem o idioma foi identificado (e não, não tem o significado na internet).

Depois que os seis candidatos chegaram e os picos de agitação entre os jornalistas diminuíram, houve uma pausa para o café. Ninguém merece ficar das sete da noite até uma hora da madrugada sem um cafezinho, não é?

E teve debate?
Com o fim do horário da coletiva de imprensa, às 22h00, começou o debate. E voltou a correria. Assessores dando as últimas dicas para seus candidatos, cabeleireiro particular ajeitando os fios com laquê e, é claro, jornalistas prontos para cobrir cada momento.

No estúdio onde foi transmitido ao vivo o debate, apenas os candidatos João Arruda (MDB), Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Prof. Piva (PSOL), Ogier Bushi (PSL) e Ratinho Jr. (PSD), além do mediador, o jornalista Douglas Santucci, estavam presentes.

Quanto à imprensa, se reuniu no térreo em uma sala grande com mesas que contornam o símbolo da Band fazendo um U. As paredes de madeira marrom monocromática contrastam com os pontos iluminados da sala, e as cinco cabines de vidro separam os jornalistas da casa, dos convidados. O bom é que dentro da redação estava bem quentinho. Depois de sofrer na garoa gelada de Curitiba, com 11 graus, o ar condicionado (e os aperitivos) salvaram a vida da imprensa.

No último bloco do debate, os jornalistas que aguardavam na redação se prepararam para ir ao estúdio para entrevistar os candidatos. Os jornalistas se desdobravam para pegar o máximo de informações, enquanto os assessores aplaudiam seus candidatos e se abraçavam, comemorando o desempenho de cada um. E assim, chegou ao fim o primeiro debate eleitoral entre os candidatos ao governo. Mas, (sempre um “mas”), a noite dos jornalistas estava longe de terminar. Muitos saíram dos estúdios da Band em direção às redações dos jornais que trabalham. Já passava de 00h30 quando chegou o momento de focar na edição do material coletado, escrever o texto com as informações apuradas e beber mais alguns litros de café para se manter acordado.

 

Para ter acesso a mais fotos acesse nosso Flickrhttps://www.flickr.com/gp/160173695@N03/537Xi6

Acompanhe nosso Twitter: @EleicoesUP