Cida BorghettiDr. RosinhaGeonísio MarinhoJoão ArrudaJorge BernardiNotíciasOgier BuchiProf. IvanProf. PivaProfessor PivaPropaganda eleitoralRatinho Jr

Transcrição completa propaganda eleitoral 31/08

Foto: Vagner Rosário/veja.com

Ratinho Junior
“O mundo está mudando, o Paraná também precisa mudar. Antes de pedir para você fazer história junto comigo, eu vou contar um pouco da minha história: nasci há 37 anos em Jandaia do Sul, minha família sempre foi muito unida. Comecei a trabalhar cedo para ajudar em casa. Desde aquela época uma coisa era muito clara para mim: o Paraná é uma terra de oportunidades com potencial transformador. Estudei, me formei, fiz especializações dentro e fora do Brasil. Viajar para mim foi importantíssimo, porque lá fora eu conheci novos métodos e realidades. O mundo atual é conectado, temos que conhecer o que existe de novo para melhorar a nossa vida, seja uma tecnologia ou um modelo de gestão diferente. Empresarialmente aprendi pontos fundamentais: disciplina, planejamento, inovação. Mas não adianta o cidadão querer crescer se o modelo político continua sendo aquela fórmula antiga e falida que o Brasil inteiro já viu que não funciona. Não podemos tirar do trabalhador e do empresário o direito de sonhar e de realizar. Como deputado estadual e federal sempre trabalhei em prol do que é justo: a favor do Paraná. Fui secretário do desenvolvimento urbano e entreguei o maior número de obras da história do Paraná! Sem nenhuma obra investigada pelo Ministério Público nem pelo Tribunal de Contas do Estado. Eu quero fazer o que nenhum político teve coragem de fazer antes: acabar com as mordomias da velha política. Quero que o paranaense trabalhe feliz e orgulhoso. Para isso meu plano de governo tem projetos viáveis e eficazes. Novas soluções para velhos problemas, sempre dando prioridade ao que é vital: saúde, educação, segurança, infraestrutura e acabar com as desigualdades. Não podemos mais esperar por essa mudança, temos que fazê-la juntos, nós mesmos! Não no futuro, fazer hoje! Eu sou Carlos Massa Ratinho Junior e quero ser o seu governador! ”
[Locutor] Chegou a hora de mudar o Paraná! Carlos Massa Ratinho Junior, 55.

Foto: Roger Pereira

Cida Borghetti
“Uma coisa eu aprendi na vida: quando a gente tem fé, quando a gente acredita realmente em algo, a gente vai ter força e firmeza para realizar. Eu acredito que Deus me deu essa causa: lutar pelo Estado e pela gente que eu amo. ‘Sigo firme, sigo forte, porque sei cuidar, e sei governar.’”
[Entra senhor falando] “Vamos lá Cida, firme e forte”
[Locutora] Começa agora a campanha Cida Governadora. Brasil, 2018. Enquanto a maior parte dos estados brasileiros sofria para pagar salários, o Paraná escrevia uma outra história. Graças à coragem de ter feito um ajuste fiscal com sucesso nos últimos anos, o Paraná arrumou suas contas. Com uma política séria de incentivos fiscais, o governo ajudou a atrair empresas e multiplicar investimentos, em todos os cantos do Estado. Resultado, na contramão do país, o Paraná cresce, gera empregos, ao ponto de ser considerado um dos três estados brasileiros mais eficientes.
“Deputada estadual que fui, deputada federal, vice-governadora, governadora. Eu tenho buscado conversar com pessoas como vocês, que fazem a diferença no nosso Estado.”
[Locutora] Abril, 2018. Cida Borghetti assume o governo do Estado, trabalhando dia e noite, sábado e domingo. Mostra o jeito Cida de cuidar e governar. Já como governadora, Cida cria a divisão de combate à corrupção, e determina tolerância zero.
“Eu não aceitarei. Ou pede demissão ou será demitido.”
[Locutora] Cida comunica às concessionárias de pedágio o fim dos contratos. E aponta para um novo caminho: discutir com a sociedade um novo modelo, com mais obras e tarifa mais justa.
“Eu só peço para senhora uma coisinha: inove no governo do Paraná.” (Junior)
“Pode contar comigo, Junior. Eu tenho orgulho de morar, de viver nesse Estado. Se o Paraná está hoje no cenário nacional como um dos três estados mais competitivos, porque vocês fazem a diferença.”
[Locutora] Um novo jeito de governar, de dialogar, de resolver problemas.
“Nós já fizemos muito, mas eu não estou satisfeita. Não é o bastante. Temos muito, mas muito mesmo, para avançar. E não podemos vacilar. O Paraná é muito grande para ficar na mão de qualquer um. Não basta querer, tem que saber cuidar, saber fazer e saber governar. Se tiver isso, e gente como vocês, ninguém segura esse Estado.”
[Locutor] Cida, é 11.

Foto: Paulo A. Sauandaj

Dr. Rosinha
[Música]
Não, esse não sou eu. Enganar as pessoas na campanha, dizendo que defende os pobres, e depois no governo, só governa para os ricos. Isso não é comigo. Eu cresci e trabalhei na roça, em Rolândia. Não sou piá de prédio. Como médico, na periferia de Curitiba, sempre trabalhei defendendo as causas dos mais pobres, das pessoas que trabalham duro no dia a dia, que são exploradas governo após governo. Aprendi muito com eles. Você nessa campanha, vai conhecer o meu trabalho e minhas propostas para governar o Paraná.
[Locutor] Dr. Rosinha, 13. Pra fazer diferente, tem que ser diferente..

Foto: Fraklin de Freitas

João Arruda
[Locutor] Começa agora o Programa do João Arruda 15.
“Tenho muito orgulho do nosso Estado. Daqui de cima, dá pra ver bem a força do Paraná. Aqui embaixo, a força das culturas e tradições. São muitas as nossas riquezas. A maior delas é o nosso povo. Gente honesta, trabalhadora, que nunca perde a esperança. Que não merece passar pelo que vem passando nos últimos 8 anos. Viramos reféns de um grupo político muito mais preocupado com o poder do que com as pessoas. O resultado desse jeito perverso de governar, a gente vê no aumento da violência, do desemprego, na corrupção, na economia virada do avesso, e na falência da nossa Educação. Hoje temos menos crianças nas escolas do que 8 anos atrás, mesmo com o aumento da população. Um verdadeiro absurdo. Sem falar nas contas de água e luz. Graças à turma do Richa, quase 90% das famílias paranaenses estão endividadas, contra uma média nacional de 56%. São números assustadores. O que assusta mais é que dois candidatos saíram aqui de dentro do Palácio. Cida Borghetti era vice do Beto Richa e Ratinho Junior, seu principal secretário e aliado, que ainda fala em mudança. Quem faz parte do Governo não é mudança, é continuidade. Beto Richa, Cida Borghetti e Ratinho governaram juntos. Quebraram nosso Estado juntos. Nesta eleição é preciso conhecer bem os candidatos, pra saber quem é a verdadeira oposição. Meu nome é João Arruda, casado com a Paola, pai do Felipe, da Cecília, do João e da Helena. Meu compromisso com as famílias paranaenses é governar para todos.
[Locutor] João Arruda. O governador de todos.

Não foi possível obter a transcrição dos seguintes candidatos:
Ogier Buchi
Professor Ivan
Professor Piva
Geonísio Marinho
Jorge Bernardi
Priscila Ebara